top of page

Fundos de Ações

Retorno potencial elevado no longo prazo
Stock Market Graph

O que são os fundos de ações?

 

O fundo de ações é um tipo de fundo de investimento e, como tal, possui uma gestão e administração profissional. A principal diferença de um fundo de ações para outros tipos de fundos está justamente na sua composição de carteira.

Estes fundos de investimento devem ter, obrigatoriamente, ao menos 67% da carteira alocada em ações ou em ativos de renda variável relacionados. E é justamente por conta desta estrutura de portfólio que o fundo de ação é conhecido como uma maneira mais simples de se investir no mercado financeiro.

 

Desta maneira, investidores que têm interesse em alocar parte do seu capital na bolsa de valores podem optar por fazê-lo por meio dos fundos, adquirindo cotas e contando com uma gestão profissional para a escolha dos investimentos em renda variável.

Muitos investidores tem dúvidas se os dividendos distribuídos pelas empresas quando o investimento é feito diretamente em ações também existe quando se investe via fundo. A resposta é SIM, porque o fundo é dono das ações e naturalmente os dividendos recebidos caem na conta do fundo. O que ocorre de diferente é que o fundo normalmente reinveste o capital conforme sua estratégia. Então o investidor se beneficia sim dos dividendos, porém não os recebe creditados em conta, pois são automaticamente reinvestidos pelo gestor.

 

Como estes fundos de ações funcionam?

 

Nos fundos de investimento, é papel do gestor tomar decisões relacionadas à alocação de recursos do fundo – e, consequentemente, dos cotistas que fazem parte desta modalidade de investimento. Com o fundo de ações, não é diferente: é a partir de uma gestão ativa do gestor que o portfólio de investimento do fundo é formado e administrado ao longo do tempo – sem interferências dos cotistas.

 

Para remunerar esta gestão profissional, os fundos de ações cobram uma taxa de administração de cada cotista. Em muitos casos, é cobrada também uma taxa de performance – uma bonificação paga ao gestor quando o fundo supera a rentabilidade do seu índice de referência (benchmark).

 

Cada fundo de ação possui também regras específicas relacionadas à estratégia de investimento seguida pelo gestor e ao resgate das cotas do fundo. Estas informações podem ser encontradas no regulamento dos fundos e no seu formulário de informações essenciais – e devem sempre ser conhecidas pelo cotista.

 

Estratégias e tipos de fundos de ações

 

Apesar de funcionarem de maneira sempre semelhante, os fundos de ações podem ser diferentes entre si – graças às estratégias utilizadas e à composição e cada fundo. Desta forma, antes de fazer sua escolha, o investidor deve conhecer o tipo de fundo do qual deseja fazer parte e verificar se ele atende ao seu perfil de risco, aos seus objetivos e se possui uma filosofia de investimento em ações alinhada com suas expectativas.

 

Conheça a seguir os principais tipos de fundos de ações e suas estratégias:

 

Fundos de ações livre: estes fundos não possuem um compromisso de concentrar-se em uma estratégia específica.

Fundos ativos: são aqueles que têm um processo de investimento pré-definido para composição da carteira e que buscam superar a rentabilidade de um benchmark.

 

Fundos indexados: replicam indicadores de referência do mercado de ações – como o índice Ibovespa, por exemplo.

 

Fundos de dividendos: investem em papéis de companhias conhecidas por pagarem bons dividendos aos seus acionistas – que possuam, portanto, um bom dividend yield.

 

Fundos small caps: devem manter ao menos 85% do seu patrimônio em ações de companhias small caps – que têm menor capitalização e maior potencial para valorização ao longo do tempo.

 

Fundos setoriais: tem como estratégia realizar aportes em empresas que fazem parte de um setor específico ou de um conjunto de setores econômicos – como o setor de energia, por exemplo.

 

Quais os custos envolvidos?

 

Como você já sabe, todo investidor que decide aplicar por meio de um fundo de investimento deve pagar uma taxa de administração – responsável por remunerar o gestor e cobrir os custos de uma boa administração. Em muitos fundos – inclusive nos fundos de ações, há também a cobrança de uma taxa de performance, que bonifica o gestor em caso de uma rentabilidade da carteira acima do índice de referência utilizado pelo fundo.

 

Quanto à tributação, sobre os investimentos em fundos de ações incidem uma alíquota de Imposto de Renda de 15% sobre os rendimentos – cuja apuração ocorre apenas no resgate de cotas ou na amortização. Vale ressaltar que, nos fundos de ações, não á incidência do imposto come-cotas.

 

Ao investir no mercado de renda variável via fundos de ações, os investidores não precisam arcar com custos conhecidos por quem investe direto no mercado de ações. Sendo assim, o cotista de um fundo de ação não precisa pagar taxas de custódia e taxas de corretagem e emolumentos pela compra das ações, por exemplo.

 

Quais os riscos dos fundos de investimentos em ações?

 

Assim como em qualquer investimento, os aportes via fundos de ações têm seus riscos. O principal dele é o risco de volatilidade e oscilação dos preços dos papéis que compõem a carteira do fundo – assim como seria caso o investidor optasse por fazer investimentos pessoalmente na bolsa de valores.

 

Por conta desta possível flutuação – comum no mercado de renda variável, é sempre altamente recomendado que os investidores que buscam aplicar dinheiro por meio de fundos de investimento devem fazê-lo mirando o longo prazo nos seus aportes.

 

Além dos riscos, é importante conhecer e avaliar a liquidez do fundo antes de fazer um investimento e sempre buscar diversificar os investimentos – respeitando as características de cada produto ou modalidade de investimento, seus prazos e os riscos envolvidos em cada aplicação.

 

Para que tipo de investidor um fundo de ação é adequado?

 

Os fundos de investimento em ações pode ser uma boa escolha de investimento para aqueles investidores que têm um apetite maior a riscos e desejam investir no mercado de ações via fundos, mas que preferem contar com uma gestão e administração profissional para a escolha e administração do investimento – abrindo mão da sua autonomia para a escolha dos ativos.

 

Muitos investidores, por exemplo, podem encontrar dificuldades em montar uma carteira de investimentos ou sofrer com a falta de tempo para analisar papéis ou acompanhar o portfólio.

 

Nestes casos, o fundo de ações pode ser uma opção a ser considerada – uma vez que gera praticidade ao investidor que deseja fazer seus aportes na bolsa de valores.

 

Além disso, inclui-se aos benefícios de um fundo de ação o fato destes fundos permitirem ao investidor diversificar a carteira por meio de uma única aplicação e facilitarem o recolhimento de impostos.

 

Antes de optar ou não por um fundo de ação, no entanto, é imprescindível que o investidor verifique se o fundo atende às suas necessidades pessoais em relação ao investimento e se está alinhado ao seu perfil de risco e prazo para investimento. Se bem fundamentada, a escolha de investir no mercado de renda variável via fundo de ações pode trazer muitos benefícios ao investidor – e pode ser mais uma alternativa para diversificar os investimentos e montar um portfólio cada vez mais sólido.

 

Como escolher a melhor instituição para realizar meus investimentos?

 

Para tomar decisões de investimentos mais adequadas e em linha com seus objetivos, você deve contar com uma boa plataforma digital e assessoria de investimentos gabaritada.

 

Escolher um banco de investimentos conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.

Por isso, minha recomendação é a plataforma do Safra Invest onde é possível ter acesso a produtos de diversos bancos e contar com toda a expertise de mais de 180 anos em investimentos e gestão de recursos que só o banco Safra pode oferecer.

Conte com a A F F I N I T Y, para esclarecer as suas dúvidas, e te guiar neste oceano de oportunidades chamado mercado financeiro.

whatsapp-png-image-9.png
bottom of page